Cuidados

Hard water vs. Água macia: como o chuveiro realmente afeta seu cabelo

Quer saber sobre água dura e água macia para o cabelo? Antes de dar um mergulho, leia o que nosso especialista tem a dizer sobre como a água do chuveiro pode afetar sua juba.

Todos nós já ouvimos os termos água “dura” e “macia” antes, mas, para sermos completamente honestos, não tínhamos ideia do que significava até recentemente. Como pode um líquido como água parecer duro? A água dura danifica o cabelo? O que torna a água macia e como isso afeta seu cabelo? Não sabemos sobre você, mas água dura para cabelos não parece um tratamento de beleza que gostaríamos de experimentar.

Para obter respostas a todas as nossas perguntas relacionadas à água dura vs. soft, entramos em contato com Nikki Lee , embaixadora da marca L’Oréal Professionnel e co-proprietária do 901 Salon em Hollywood. Ela explicou o que é água dura e macia, como ela pode afetar seu cabelo e o que você pode fazer a respeito. Estamos até compartilhando algumas inovações da L’Oréal Professionnel que podem proteger seus fios dos efeitos da água dura. Continue rolando para ver tudo o que você precisa saber.

O que é água dura?

Ao contrário do que parece, o nome hard water não tem nada a ver com a sensação da água. A água é dura quando tem uma concentração de minerais mais alta do que o normal, principalmente carbonatos de cálcio e magnésio. A água pode se tornar dura naturalmente, pois coleta minerais das rochas à medida que flui através de rios, riachos e poços.

Embora a água dura seja geralmente considerada segura para beber, cozinhar e tomar banho, muitas cidades encarregam suas estações de tratamento de filtrar o máximo possível de minerais. No entanto, a água filtrada às vezes pode coletar mais minerais ao sair da estação de tratamento e chegar à sua casa por centenas de quilômetros de canos de metal. Um estudo de 2011 determinou que 80 a 85 por cento dos lares nos EUA têm água considerada dura.

Água dura faz mal ao cabelo?

A água dura não só parece ruim para o cabelo – pode até ser.

“Todos os minerais e metais pesados ​​na água dura podem fazer com que seu cabelo se torne seco , quebradiço, barulhento e opaco”, explica Lee. “Seu couro cabeludo também pode ficar escamoso e coceira.”

A água dura não só pode afetar a sensação do seu cabelo, mas também a sua aparência, especialmente quando se trata de coloração para salão de beleza. Se as fibras do cabelo têm um acúmulo de minerais e metais, isso pode causar resultados menos do que ideais durante sua próxima balayage, realce ou toda a marcação de cor. Sua tonalidade pode parecer opaca, desigual ou sem brilho.

Felizmente, a nova linha Metal Detox da L’Oréal Professionnel foi especialmente formulada para desintoxicar sua crina antes (e depois) de um serviço de coloração. Esta linha possui um sistema de salão de 3 etapas e dois produtos caseiros que neutralizam o metal antes da coloração, desintoxicam o cabelo após o serviço de salão e evitam que partículas futuras penetrem na fibra capilar.

Assim que terminar o serviço de cabeleireiro, peça ao seu colorista para mandá-lo para casa com o Shampoo Metal Detox e a Máscara Metal Detox da L’Oréal Professionnel. Essas fórmulas são elaboradas com tecnologia patenteada e enriquecidas com Glicoamina para desintoxicar o cabelo, evitar que os metais voltem e garantir a melhor aparência da cor do seu salão.

A água dura deixa o seu cabelo oleoso?

Embora a água dura normalmente seja mais seca, os minerais também podem se misturar com seus óleos naturais e deixar sua crina com uma sensação oleosa . Esses minerais também podem interagir com os ingredientes encontrados em seus xampus e outros produtos para o cabelo, tornando-os menos eficazes. Se você estiver lidando com cabelos oleosos por causa da água dura, considere a instalação de um amaciante de água no chuveiro. Enquanto isso, tente usar um shampoo leve e seco como o Matrix Total Results Miracle Extender Shampoo a seco para refrescar o cabelo e absorver o excesso de óleo.

O que é água macia?

A água mole é exatamente o oposto da água dura. Possui baixa concentração de minerais. A água mole ocorre por vários motivos: ou a água não fluiu através de nenhuma rocha ou poço (ou seja, água da chuva), as rochas pelas quais a água fluiu tinham uma concentração muito baixa de minerais solúveis ou os minerais foram filtrados.

A água macia deixa seu cabelo mais macio?

Sim! Enquanto a água dura tende a secar, a água macia pode deixá-lo com um cabelo mais liso e gerenciável.

Quais são as desvantagens da água macia?

Lavar os fios com água macia pode ser melhor para o cabelo, mas água muito macia também pode afetar os fios – dependendo do tipo de cabelo.

“Água mole pode realmente deixar seu cabelo oleoso e liso”, diz Lee. “A água macia fará com que seu cabelo grude nos produtos, o que também pode causar acúmulo”.

Isso pode ser particularmente difícil para pessoas com cabelos finos ou com tendência a oleosidade. Se você tem água mole no banho, combata esses efeitos usando um shampoo e condicionador voluminadores como o shampoo e condicionador Pureology Pure Volume.

Como você pode saber a diferença entre água dura e macia?

Embora seja geralmente difícil dizer se a água que sai do seu chuveiro é dura ou mole apenas olhando para ela, existem várias maneiras de testar a água para descobrir. Tudo que você precisa fazer é tomar um banho! Se você tiver água dura, será mais difícil para o sabão criar uma espuma rica e espumosa. Se o seu sabonete não está lhe dando uma resposta definitiva, dê uma olhada nas suas torneiras. Com o tempo, a água dura pode deixar para trás o acúmulo de minerais, como calcário ou calcificação. Por último, tome um gole da sua torneira. Às vezes, você pode sentir o gosto dos minerais na água dura, enquanto a água macia às vezes tem um sabor salgado.

Hard vs. Água macia: o que é melhor para o seu cabelo?

A resposta simples é nenhuma. Embora tanto a água dura quanto a macia sejam seguras para beber, cozinhar e tomar banho, cada uma vem com seu próprio conjunto de problemas de cabelo que mencionamos acima. Para sua sorte, lidar com água dura e macia é muito mais fácil do que parece. Se você não quiser mudar sua rotina de cuidados com os cabelos, Lee sugere investir em um filtro de banho. A maioria dos chuveiros são fáceis de instalar e podem filtrar vários minerais e metais pesados ​​da água. Ferver a água do chuveiro é outra maneira de livrar a água da torneira de minerais. Você também pode dispensar a água da torneira e lavar o cabelo com água mineral.

Se instalar um filtro de banho, água fervente ou usar água engarrafada é mais trabalhoso do que você está procurando fazer, troque seu shampoo regular por uma fórmula clarificante como Creme de Limpeza de Cabelo Redken Shampoo Clarificante. Esta fórmula remove água dura, poluição, excesso de óleos e acúmulos enquanto fortalece e adiciona brilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.