Cuidados

Porosidade capilar: guia de cuidados para cabelos com porosidade baixa, média e alta

Quer saber mais sobre porosidade capilar? Encontre tudo o que você precisa saber sobre cabelos com porosidade baixa, média ou alta, direto dos profissionais.

Se você levar o cuidado do seu cabelo tão a sério quanto nós, você nunca saberá muito sobre seus fios. Afinal, quanto mais você souber, mais bem equipado estará para cuidar do seu cabelo para que ele fique brilhante, saudável e forte. Muitas vezes falamos sobre a textura do cabelo , um couro cabeludo oleoso ou seco , e se o cabelo foi quimicamente ou tingido , mas você já considerou a porosidade do seu cabelo? Embora não seja discutido com tanta frequência quanto os outros, ter uma visão desse tópico pode ser um divisor de águas no cuidado do cabelo.

Quer saber mais sobre porosidade capilar? Perguntamos a especialistas sobre as diferenças entre cada nível de porosidade, como determinar a porosidade do seu cabelo e os produtos de salão para gerenciar as necessidades exclusivas da sua juba. Role a página para tudo o que você precisa saber.

O que é porosidade capilar?

Simplificando, a porosidade refere-se à capacidade do cabelo de absorver e reter a umidade. Alguns fatores determinam a porosidade do cabelo, incluindo coisas sobre as quais você não tem controle ( ahem , genética!). No entanto, a forma como tratamos nosso cabelo pode impactá-lo diretamente – para melhor ou para pior.

A camada externa de cada fio de cabelo fica lisa quando o cabelo é forte e saudável – pense nisso como escamas de uma cobra. Quando danificamos por meio de procedimentos de coloração excessivos, uso excessivo de ferramentas quentes ou expondo nosso cabelo a estressores ambientais, como água dura e cloro, nossa porosidade do cabelo fica comprometida. Aquelas escamas de cobra? Eles começam a levantar, afetando a aparência e a sensação do nosso cabelo. Surpreendentemente, a porosidade também contribui para a forma como o cabelo retém os odores.

Como você sabe a porosidade do seu cabelo?

Não vamos mentir: não existe uma maneira infalível de determinar a porosidade do seu cabelo. No entanto, você pode fazer um palpite com o teste de porosidade do cabelo da água.

“É muito simples de testar”, diz a artista de Redken Laura Frazier . “Pegue um copo de água limpa e uma mecha de seu cabelo – de preferência limpa – e coloque a mecha no copo. Se flutuar, é baixa porosidade. Se flutuar no início e depois começar a afundar ou suspender lentamente, é porosidade média. Se começar a afundar imediatamente, o cabelo fica muito poroso [e, portanto, com alta porosidade].”

Você também pode adivinhar a porosidade do cabelo avaliando sua aparência.

Baixa Porosidade do Cabelo

Se o seu cabelo parece e se sente muito forte e macio – com uma aparência quase de vidro – as chances são boas de que você tenha baixa porosidade. Esses fios têm uma camada externa – a cutícula – que é muito forte, e as “escamas” ficam firmemente umas contra as outras.

Quais são os sinais de cabelo com porosidade baixa

Embora o cabelo com porosidade baixa possa parecer elegante e saudável, ainda enfrenta desafios únicos. Os brindes mais aparentes do cabelo com porosidade baixa são:

  • Demora um pouco para a água saturar o cabelo ao lavá-lo.
  • O cabelo requer muito tempo para secar.
  • Os produtos ficam na superfície do cabelo em vez de serem absorvidos pelos fios, levando ao acúmulo.

Porosidade média do cabelo

Se o seu cabelo parece um pouco opaco e áspero, mas responde bem aos produtos capilares, é provável que você tenha porosidade média ou regular.

“Os cabelos com porosidade média resistem bem a serviços de coloração, estilização e química, mas precisam ser cuidados com uma rotina diária para preservar a força do cabelo para suportar esses processos no futuro”, explica Tiffinie Morton , estilista profissional.

Alta porosidade do cabelo

Se o seu cabelo parece danificado, seco , áspero e quebrado, é provável que a porosidade do seu cabelo esteja alta. Além disso, os tipos de cabelo ondulado e encaracolado tendem a ter maior porosidade.

“O cabelo de alta porosidade provavelmente é difícil de pentear e pode até ficar emaranhado às vezes”, diz Morton. “Ele absorve a umidade quase instantaneamente, mas seca muito rapidamente. É comum ter pontas altamente porosas quando o resto do fio parece mais forte.”

O cabelo com porosidade elevada não fica apenas danificado. Pode ser mais propenso à quebra em comparação com cabelos com porosidade baixa e média, dificultando a retenção do comprimento .

Se você ainda não tiver certeza da porosidade do seu cabelo, um cabeleireiro profissional poderá determinar seus fios com precisão.

O cabelo com porosidade elevada seca rápido?
Um dos indicadores indicadores de cabelo com porosidade elevada é um tempo de secagem rápido. As lacunas na cutícula do cabelo permitem que a umidade escape rapidamente depois de se molhar, fazendo com que os fios sequem muito mais rápido do que cabelos com porosidade baixa ou média.

O cabelo crespo tem porosidade alta ou baixa?
O cabelo que fica inchado ao menor sinal de umidade no ar é de alta porosidade, pois as cutículas levantadas permitem que a umidade penetre.

Qual é melhor, cabelo de alta porosidade ou de baixa porosidade?

Aqui no Hair.com, somos grandes defensores de que todo cabelo é bom cabelo. Quer as suas madeixas sejam de baixa, média ou alta porosidade, saber gerir adequadamente o seu tipo de cabelo único é o segredo para desbloquear a juba dos seus sonhos. Felizmente, as seguintes dicas e produtos apoiados por profissionais podem ajudá-lo a começar.

Como cuidar de cabelos de baixa porosidade

Cuidar de cabelos com porosidade baixa é enganosamente complicado. Na maioria das vezes, seu cabelo pode parecer forte, mas você terá que estocar o armário do banheiro com os produtos de cabelo de baixa porosidade certos para garantir que seus fios realmente obtenham todos os benefícios.

“Os cabelos com porosidade baixa têm a cutícula bem compactada, dificultando a penetração dos produtos no fio e a obtenção dos nutrientes deles. Mas uma vez que o produto está no fio de cabelo, é menos provável que resseque”, diz Morton.

Ela diz que o cabelo com porosidade baixa geralmente funciona bem com produtos sem proteínas formulados com umectantes, que ajudam a atrair a umidade. Além disso, como esse tipo de cabelo é mais propenso ao acúmulo de produtos, o ideal é usar produtos leves e à base de líquidos.

A linha Total Results Moisture Me Rich da Matrix é uma boa escolha para produtos capilares de baixa porosidade. A glicerina do Shampoo (um umectante) ajuda a fornecer umidade, maciez e brilho duradouros, ao mesmo tempo em que adiciona volume leve. Siga com o Condicionador da marca para suavizar e reconstituir o cabelo sem se preocupar com acúmulo. Usados ​​juntos, você obterá um cabelo quatro vezes mais hidratado.

Suponha que você sinta que seus fios precisam de um pouco de TLC extra. Nesse caso, Morton recomenda o sistema Biolage Professional Advanced Fiber Strong Shampoo for Fragile Hair e Deep Treatment Hair Mask , que são formulados com Intra Cylane mais bambu e ceramida para fortalecer os cabelos danificados e fragilizados.

Para um produto de modelagem que fará com que seu cabelo pareça tão macio quanto parece sem deixá-lo pesado, Morton recomenda o Smooth Proof Smoothing Shine Milk da Biolage Professional . Também adoramos o Condicionador Leave-In 25 Miracle Milk da Mizani para ajudar a reinfundir o cabelo com qualquer óleo que escorreu pelo ralo durante o processo de limpeza.

Como cuidar do cabelo com porosidade média

Se tem cabelo com porosidade média, está com sorte! Este tende a ser o nível de porosidade mais gerenciável.

“Você não precisa se esforçar muito para proteger o cabelo com porosidade média, mas fazer boas escolhas ao longo da semana ajudará a manter seu cabelo com aparência saudável”, diz Morton.

Também é uma boa prática evitar estressores moderados – como estilo de calor e exposição aos raios UV – que podem levá-lo a uma zona de alta porosidade. Também ajuda a dar ao seu cabelo um tratamento de fortalecimento de vez em quando.

Frazier recomenda fortemente o sistema Acidic Bonding Concentrate da Redken , o Acidic Bonding Concentrate Intensive Treatment e o Redken Extreme Length Shampoo and Conditioner Duo .

“Essas famílias de cuidados com o cabelo têm pH equilibrado para que seu cabelo volte a ficar na faixa de 4,5 a 5,5”, diz Frazier. “[Eles também] adicionam os benefícios da biotina para força e crescimento, ou no caso do Acidic Bonding, um pouco de tudo para um [sistema] de cuidado capilar completo.

Como cuidar do cabelo de alta porosidade

Embora a alta porosidade possa parecer danificada, tenha certeza de que nem toda a esperança está perdida. Encontrar o equilíbrio perfeito de umidade é a chave para cuidar da alta porosidade do cabelo (e facilitar o processamento químico e o estilo de calor, é claro!).

“Demasiada humidade no cabelo com porosidade elevada pode fazer com que o cabelo inche e quebre. No entanto, o uso de produtos com antiumectantes ajudará a selar a cutícula e evitar que ela absorva muita umidade”, explica Morton.

Se você tem cabelos altamente porosos, troque por um sistema como o Total Results Instacure da Matrix . O Shampoo , Condicionador e Porosidade Spray Antiquebra da linha preenchem as áreas porosas dos fios com proteínas líquidas para dar força e resiliência, ajudando a prevenir futuras quebras. Confira este vídeo com o porta-voz da marca global da Matrix, Alfredo Lewis , para saber por que Matrix Instacure é uma boa escolha para produtos capilares de alta porosidade.

Frazier acrescenta: “Você nunca pode errar com a família de cuidados capilares Redken Extreme, um tratamento no chuveiro ou um produto leave-in balanceador ”.

Ela recomenda especificamente o One United Multi-Benefit Hair Treatment Spray e o Extreme Anti-Snap Split Ends Hair Treatment como seus produtos favoritos para cabelos de alta porosidade.

Agora você está equipado com o conhecimento necessário para cuidar adequadamente do seu cabelo, independentemente da porosidade com a qual está trabalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<!-- -->