Cuidados

Banho de Brilho: aprenda a deixar o seu cabelo radiante sem agredir os fios

A pintura das madeixas é um grande tabu entre mulheres mais conservadoras, que evitam a química a qualquer custo. Contudo, a coloração algumas vezes pode ser uma grande aliada, sem danificar o cabelo.

Por exemplo, no caso do banho de brilho, a tintura é utilizada para potencializar a tonalidade do cabelo natural, além de dar mais brilho para os fios. Dessa forma, a mulher tem um cabelo de salão, de forma menos agressiva.

Nesse sentido, caso esteja pensando em maneiras de deixar o seu cabelo ainda mais bonito, de uma forma simples e eficaz, prossiga com a leitura. Aqui, você fica por dentro de tudo que precisa saber a respeito do banho de brilho. Vamos lá? 

O que é banho de brilho?

O banho de brilho é uma técnica que mistura a tinta capilar na tonalidade de interesse, com uma boa máscara de hidratação. Pois, o seu objetivo é proporcionar mais brilho para os fios, de uma maneira menos agressiva e mais nutritiva. 

Dessa forma, o cabelo fica hidratado e com um aspecto de bem-cuidado por mais tempo. Ademais, o banho de brilho também ajuda a recuperar o cabelo que se encontra ressecado, como muito frizz e pontas secas.

Ou seja, diferente do que muitos acreditam, essa técnica não serve apenas para mascarar danos nas madeixas. Ela também ajuda na hidratação e recuperação de fios ressecados, por ser uma espécie de hidratação potente.

Como fazer o banho de brilho corretamente?

A seguir, oferecemos algumas dicas para que você possa fazer o banho de brilho corretamente, na sua casa. Confira!

1. Escolha uma boa tinta

Por mais que o banho de brilho reduza os impactos causados na estrutura do fio, devido à química da tintura, o ideal é optar por uma tinta que seja de alta qualidade. Dessa forma, o tratamento fica ainda menos agressivo em comparação com a técnica de tintura tradicional.

2. Priorize um hidratante de qualidade

Assim como na tintura, também priorize uma máscara de hidratação de alta qualidade, que apresente uma consistência mais densa e seja preferencialmente, de cor branca.

Caso utilize uma máscara de hidratação mediana, procure adicionar à mistura uma ampola de tratamento capilar com queratina, para potencializar os resultados.

3. Não deixe a mistura agir por mais tempo do que o necessário

De modo geral, o banho de brilho pede um tempo de ação de 15 a 20 minutos. Portanto, não existe a necessidade de deixar a mistura agir no cabelo por mais tempo do que o estimado.

Banho de Brilho – Tutorial

Confira o passo a passo do banho de brilho e tenha um cabelo de salão em casa, de forma rápida e prática:

  1. Passe um hidratante corporal na região do pescoço e do rosto, ao redor do cabelo, para evitar manchas de tintura na pele;
  2. Separe o cabelo seco em 2 partes – direita e esquerda – para facilitar a aplicação da mistura;
  3. Misture a tinta de cabelo com uma quantidade de máscara hidratante que dê para enluvar bem todas as madeixas;
  4. Deixe a mistura agir de 15 a 20 minutos;
  5. Lave o cabelo e retire toda a mistura;
  6. Finalize as madeixas como de costume.

Para ter cabelos brilhantes, sem agredir os seus fios, uma dica extra é fazer o banho de brilho com o cabelo sujo. Caso seu cabelo esteja limpo e você queira testar a técnica, passe um óleo capilar cerca de 30 minutos antes de iniciar o processo. 

É melhor pintar o cabelo ou somente fazer o banho de brilho?

Depende do resultado final esperado! Por exemplo, para tampar cabelos brancos ou mudar o tom natural do cabelo, o melhor é usar uma boa tintura. Mas, caso esteja somente atrás de mais brilho, o banho de brilho é o indicado.

Salientando que quando se compara as duas técnicas, o banho de brilho é um tratamento menos agressivo, por se tratar de uma hidratação.

Pode fazer banho de brilho usando qualquer tonalidade de tinta?

Não, uma vez que o banho de brilho serve apenas para levar mais vitalidade para as madeixas, não interferindo diretamente na sua cor. Diante disso, caso o seu cabelo seja preto, o banho de brilho deve ser com a tintura preta, e assim por diante.

Afinal de contas, o propósito dessa técnica é realçar a tonalidade do cabelo natural e não alterar a sua cor. Sendo que ao misturar a tinta capilar com a máscara de hidratação, ela perde boa parte do seu poder de fixação, saindo em poucas lavagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<!-- -->