Cuidados

Covid-19 e queda de cabelo, uma história pessoal

Começou inocentemente – alguns fios longos no chão da cozinha – mas rapidamente se transformou no que parecia um apocalipse capilar. Cabelo espalhado pelo chão. Cabelo nas bancadas. Cabelo na mobília. Mais cabelo do que qualquer pessoa perderia em um dia normal. Agora, depois de toda aquela queda de cabelo , tenho quase certeza de que sei qual é a culpa: COVID-19.

Os primeiros sintomas do COVID-19 surgiram

Meus sintomas começaram no início de março com uma tosse que disse a mim mesma ser de alergia. Logo depois disso, perdi meu olfato e paladar. Isso foi antes de alguém falar sobre esses sintomas, então culpei uma infecção sinusal. Depois vieram os calafrios, a fadiga extrema e os batimentos cardíacos acelerados. A “infecção do seio nasal” não foi embora, e meu paladar e cheiro não voltaram por várias semanas.

Era o início da disseminação do coronavírus COVID-19, e minha cidade não tinha exames disponíveis, a menos que você fosse internado no hospital. E então eu fiquei em casa por dois meses, tomando remédio para tosse que não ajudou, esperando meus sintomas diminuírem. Finalmente, em maio, após algumas dores no peito terríveis, pude fazer um teste e deu positivo.

Então veio a queda de cabelo COVID-19

Sou conhecido como “long-hauler”, o que significa que ainda tenho efeitos residuais de COVID-19, mesmo após um teste negativo. Em junho, quando a queda de cabelo começou, eu o adicionei à lista de efeitos colaterais do COVID-19 – porque o que mais poderia ser?

“A queda de cabelo que a maioria das pessoas notou durante a pandemia de COVID-19 é um eflúvio telógeno ”, explica Jennifer Chwalek , MD, dermatologista certificada pela Union Square Laser Dermatology. “Este é um tipo de queda de cabelo temporária que resulta em maior queda de cabelo.” A eliminação é causada por um evento específico, como doença, cirurgia ou estresse extremo . De acordo com o Dr. Chwalek, isso muda abruptamente uma grande parte do seu cabelo em crescimento para o estágio de repouso, que então cai.

E caiu, caiu. Passei o aspirador três vezes por dia. Quando lavei meu cabelo, tirei grandes punhados e, quando o penteei, parecia que estava removendo extensões de cabelo . Até brinquei que poderia colocar um clipe na ponta e colocá-lo de volta. Mas tive sorte porque meu derramamento parou abruptamente após um mês. De acordo com o Dr. Chwalek, este tipo de queda de cabelo pode durar até seis meses para algumas pessoas

O que estou fazendo agora

Meu cabelo pré-COVID-19 nunca foi grosso; mas era saudável, muito longo e cheio o suficiente para que um rabo de cavalo não parecesse triste e minúsculo. Fiquei com um rabo de cavalo muito fino e fios longos e desgrenhados em volta do rosto que me faziam sentir como um troll da Terra Média. Minha primeira parada foi com meu estilista, que cortou camadas de bebês ao longo do meu couro cabeludo para se livrar delas. Em seguida, dei uma olhada longa e rigorosa em minha rotina de cuidados com os cabelos .

Sempre dei o meu cabelo como garantido e, geralmente, eu apenas uso qualquer shampoo e produtos que estão por aí. O Dr. Chwalek ressalta que leva cerca de seis meses para que nossa espessura basal retorne; e como meu cabelo vai até a cintura, vai levar anos para recuperá-lo do jeito que era antes da queda de cabelo do COVID-19. Isso significa que tenho que cuidar de cada fio precioso e ter uma abordagem deliberada para cuidar. Esta é minha nova rotina de tratamento para queda de cabelo:

Scalp Scrub

Quero dar ao meu cabelo o melhor ambiente possível para crescer, e isso começa no couro cabeludo .

Shampoo Volumizante

Meu cabelo é muito fino e já faltou no volume, então perder muito fez meu look ficar liso. Adoro usar um shampoo volumizante porque ajuda a fortalecer a estrutura do cabelo fino e flácido. Agora gosto de fórmulas sem silicone, porque sinto que não deixam o cabelo pesado. (Normalmente, não tenho problemas com silicone, mas momentos desesperados, certo?)

Condicionador volumizante

Após a lavagem, hidrato o cabelo com um condicionador. Atualmente estou usando uma fórmula leve que restaura o movimento de cabelos finos e lisos.

Tratamento com condicionador leave-in

Para evitar quebras , deixo meu cabelo secar ao ar livre e não uso ferramentas quentes. Como meu cabelo é muito comprido, esses fios precisam de toda a ajuda que puderem conseguir, por isso um tratamento fortalecedor sem enxágue é fundamental.

Conforme observado pelo Dr. Chwalek, meu cabelo pode levar anos para retornar ao seu estado longo e original. Nesse ínterim, no entanto, o cabelo que me resta parece mais macio e solto, então estou feliz. Se você tiver queda de cabelo por causa de COVID-19 (ou qualquer outro), marque uma consulta com um médico ou dermatologista de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<!-- -->