Cuidados Estilo Tendência

“De danificado à saudável: Como finalmente retive o comprimento do meu cabelo natural”

A escritora de beleza Kindra Moné narra sua jornada natural de cabelo e como ela finalmente começou a manter o comprimento que desejava.

Sempre fui alguém que gostava de brincar com meu cabelo como uma forma de auto-expressão. Um dia é liso, um dia é encaracolado e no dia seguinte é azul – literalmente. No entanto, embora esses estilos fossem um grande reflexo do meu humor e criatividade, eles costumavam causar estragos no meu cabelo. Por anos, meu cabelo crescia um pouco acima dos ombros e se quebrava ou tinha que ser cortado devido a danos e pontas duplas . Manter o comprimento com meu cabelo fino e texturizado pode ser um pouco trabalhoso, mas decidi que queria fazer uma mudança e começar a finalmente dar ao meu cabelo o cuidado e a atenção que promoveriam o crescimento.

Enquanto eu ainda estou no início do meu jornada natural para o cabelo , finalmente superei o cabelo teimoso na altura dos ombros e agora posso identificar claramente os hábitos que me ajudam a manter o comprimento. Embora não haja duas cabeças iguais, aqui estão as dicas que funcionaram para mim.

Minha jornada natural do cabelo

Como a maioria das meninas que conheci, associei cabelo liso com feminilidade e estar apresentável quando era mais jovem. Quando era o primeiro dia de aula ou hora de se arrumar para a Páscoa, saiu o pente quente. Meu cabelo estava quimicamente relaxado aos 9 anos, então quando eu finalmente cheguei à faculdade e estava longe do cabeleireiro de minha cidade natal, parecia o momento perfeito para começar a cuidar do meu cabelo de forma independente.

Mês após mês que passava sem relaxar o cabelo, comecei a perceber algo que parecia revolucionário na época – eu não precisava! Meus colegas também estavam começando a dar o salto do “ grande golpe ”, e isso me deu o empurrão de que precisava. Então, um dia, movido por uma mistura de frustração e curiosidade, lavei meu cabelo e, em seguida, agarrei um par de mechas e cortei meu cabelo relaxado. Isso foi há quase uma década, e embora tenha levado algum tempo para aprender a cuidar de meu cabelo texturizado 3C / 4A , finalmente encontrei uma rotina que deixa meu cabelo gerenciável e promove a retenção do comprimento.

Minha rotina de cabelo natural

Quando fiz a primeira transição para o cabelo natural, meu foco era a definição dos cachos. Então, eu costumava lavar e ir com muitos cremes definidores de cachos e pudins sem pensar na saúde do cabelo. Eu também frequentemente tingi meu cabelo no salão e mantive minha cor com tinturas de caixa em casa – o que eu não recomendo! Com o tempo, meu cabelo se tornou altamente poroso e meu crescimento atrofiou. Percebi que precisava desenvolver uma rotina que se concentrasse na saúde geral do meu cabelo, em vez de me fixar em uma aparência temporária. Esta é a rotina que desenvolvi atualmente para a retenção natural do comprimento do cabelo:

Em primeiro lugar, o cabelo saudável começa com um couro cabeludo saudável – esta é provavelmente uma das dicas naturais de crescimento de cabelo mais subestimadas. Embora as necessidades de lavagem de cada pessoa sejam diferentes, aprendi que meu cabelo fino e de baixa porosidade fica seco com muito acúmulo de produto, portanto, a limpeza é fundamental para mim. Eu alterno entre um shampoo hidratante e um shampoo clareador para encontrar o equilíbrio perfeito. Eu também tento usar shampoos que priorizem a saúde do couro cabeludo e use óleos estimulantes no meu couro cabeludo, como alecrim e óleo da árvore do chá.

Os tratamentos capilares também se tornaram parte do meu regime. Quando estou indo bem com minha rotina, eu uso um tratamento de condicionamento profundo semanal – geralmente aos domingos, enquanto eu relaxo e assisto meus programas favoritos. Durante esse processo, também dedico um tempo para desembaraçar lenta e suavemente meu cabelo para minimizar quebras. Eu faço um tratamento de proteína cerca de uma vez por mês para fortalecer meus fios, mas eu normalmente uso uma máscara hidratante ou condicionador profundo como a Máscara Hidratante Intensa Mizani . Meu cabelo adora ingredientes como mel e azeite para se manter hidratado.

Depois de lavar e acondicionar, sigo o método LCO (leave-in, creme, óleo) para manter a umidade, que é a chave para a retenção natural do comprimento do cabelo. Eu uso um condicionador leave-in à base de água para penetrar no meu cabelo, e então eu sigo com um produto modelador à base de creme para um pouco de definição e fixação para ajudar meus cachos a estourar. Finalmente, eu sigo com um óleo quando meu cabelo está seco para selar a umidade. Eu também atualizo meu cabelo com um spray à base de água diariamente para manter meu cabelo de baixa porosidade feliz.

Quando se trata de estilo, tive que aprender a humilde verdade de que menos é mais. Embora minha criatividade me incite a trocá-lo com frequência, menos manipulação leva a menos rupturas. Quando parei de colocar pressão (literal) no meu cabelo para ficar perfeito o tempo todo, comecei a ver muito crescimento. Torções e tranças noturnas podem causar danos ao longo do tempo, então aprendi a abraçar as roupas imperfeitas ou a usar minhas torções e tranças por dias antes de desfazê-las para revelar um visual definido. Também reduzi o alisamento do cabelo para uma a três vezes por ano.

10 dicas para ajudar o cabelo natural a reter o comprimento

Aqui estão algumas dicas práticas de crescimento de cabelo natural que podem ajudá-lo em sua jornada.

  1. Aprenda seu tipo de cabelo.
    Ao dedicar um tempo para entender meu tipo de cabelo e porosidade , pude aprender quais produtos funcionam melhor para mim. Aprender essa qualidade pode ajudar a orientar suas decisões sobre cuidados com os cabelos.
  2. Condição profunda.
    Isso pode exigir um pouco de tempo e atenção, mas seu cabelo vai agradecer por isso! Encaracolado e crespo podem ser significativamente mais fáceis de controlar quando têm o equilíbrio certo de umidade e proteína.
  3. Desembaraçar suavemente.
    Este é bastante autoexplicativo. Seja paciente com seu cabelo para reduzir nós e quebras.
  4. Lave o cabelo em mechas.
    O cabelo cacheado tem vontade própria, por isso, para evitar que o cabelo fique muito emaranhado, lave-o em mechas ou tranças. Você experimentará significativamente menos derramamento por causa disso.
  5. Sempre proteja seu cabelo à noite.
    Mesmo se você não achar que tem um penteado que valha a pena preservar durante a noite, é super importante proteger seu cabelo enquanto dorme. Quer prefira um lenço, um gorro ou uma fronha de seda ou cetim, evite a quebra e o ressecamento que podem ser causados ​​pela fricção da almofada.
  6. Mostre ao seu couro cabeludo um pouco de amor
    Certificar-se de que o couro cabeludo está limpo e sem incrustações é fundamental para um cabelo saudável. Também é importante estimular o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo com óleos leves que não obstruem os poros.
  7. Abandone os tratamentos de cores embalados
    A gratificação DIY de pintar seu próprio cabelo não durará muito se você tiver que sacrificar a integridade de seus fios. Se você deseja uma nova cor, marque uma consulta com um estilista para ver se seus objetivos de cor de cabelo se alinharão com seus objetivos de retenção de comprimento.
  8. Use penteados protetores e de baixa manipulação
    De tranças e torções a perucas, estilos de proteção são ótimos para permitir que seu cabelo cresça sem manipulação que leva à quebra – no entanto, não os mantenha por muito tempo! Seis a oito semanas geralmente é bastante tempo para dar um descanso ao seu cabelo, e então é hora de se certificar de que você está cuidando dele novamente.
  9. Consulte regularmente um cabeleireiro
    Não abandone a magia que pode acontecer quando você confia seu cabelo nas mãos de um estilista. Um estilista o ajudará a obter os tratamentos certos de que você precisa e também priorizará os cortes para livrar você das pontas duplas.
  10. Permaneça aberto a suplementos dietéticos
    Escolha sabiamente, mas esteja aberto a suplementos dietéticos que podem ajudar a garantir que você tenha os nutrientes de que precisa para o crescimento natural e saudável do cabelo. Na dúvida, procure sempre a ajuda de um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<!-- -->