Cuidados

Porosidade do cabelo: guia de cuidados para cabelos de baixa, média e alta porosidade

Quer saber mais sobre a porosidade do cabelo? Continue rolando para ver tudo o que você precisa saber sobre cabelos de baixa, média ou alta porosidade.

Se você leva os seus cabelos tão a sério quanto nós, nunca saberá muito sobre seus fios. Afinal, quanto mais você souber, melhor equipado estará para cuidar do cabelo de forma que fique brilhante, saudável e forte. Costumamos falar sobre coisas como textura do cabelo, couro cabeludo oleoso / seco e se o cabelo foi tratado quimicamente, mas você já considerou a porosidade do seu cabelo? Embora não seja discutido com tanta frequência quanto os outros, ter uma visão sobre este tópico pode ser uma verdadeira virada de jogo nos cuidados com os cabelos.

Quer saber mais sobre a porosidade do cabelo? Continue rolando para ver tudo o que você precisa saber.

O que é a porosidade do cabelo?

Simplificando, a porosidade se refere à capacidade do cabelo de absorver e reter a umidade. Existem alguns fatores que determinam a porosidade do cabelo, incluindo coisas sobre as quais você não tem controle (ahem, genética!). No entanto, a forma como tratamos nosso cabelo também pode ter um impacto direto – para melhor ou para pior.

A camada externa de cada fio de cabelo fica lisa quando o cabelo está forte e saudável – pense nisso como as escamas de uma cobra. Quando causamos danos por meio de procedimentos de coloração excessivos, uso excessivo de ferramentas quentes ou exposição de nosso cabelo a estressores ambientais, como água dura e cloro, a porosidade do cabelo fica comprometida. Essas escamas de cobra? Eles começam a levantar, o que afeta a aparência e a textura do nosso cabelo.

Que tipo de porosidade é o seu cabelo?

Não vamos mentir: não há uma maneira infalível de determinar a porosidade do seu cabelo. No entanto, você pode dar um palpite com o teste de água.

“É muito simples de testar”, diz a artista de Redken Laura Frazier . “Pegue um copo de água e uma mecha de cabelo – de preferência limpa – e coloque a mecha no copo. Se flutuar é

baixa porosidade. Se flutuar no início, então lentamente começa a afundar ou suspender, então sua porosidade é média. Se começar a afundar imediatamente, o cabelo é muito poroso [e, portanto, de alta porosidade]. ”

Você também pode adivinhar a porosidade do seu cabelo avaliando sua aparência.

Baixa porosidade do cabelo

Se o seu cabelo parece e é muito forte e macio – com uma aparência quase cristalina – é provável que você tenha pouca porosidade. Esses fios têm uma camada externa – também conhecida como cutícula – que é muito forte e as “escamas” ficam firmes uma contra a outra.

Porosidade média do cabelo

Se seu cabelo parece levemente opaco e áspero, mas responde bem a produtos para o cabelo, é provável que você tenha uma porosidade média ou regular.

“Cabelo de porosidade média resiste bem a serviços de coloração, modelagem e produtos químicos, mas precisa ser cuidado com uma rotina diária para preservar a força do cabelo para suportar esses processos no futuro”, explica Tiffinie Morton , embaixadora da marca Matrix e estilista.

Alta Porosidade do Cabelo

Se seu cabelo parece danificado, seco , áspero e quebrado, sua porosidade é provavelmente alta. Além disso, os tipos de cabelo ondulado e encaracolado tendem a ter maior porosidade.

“Cabelo de alta porosidade é provavelmente difícil de pentear e pode até ficar emaranhado às vezes”, diz Morton. “Ele absorve a umidade quase instantaneamente, mas seca muito rapidamente. É comum ter pontas altamente porosas quando o resto do fio de cabelo parece mais forte. ”

Cabelo de alta porosidade não se limita a parecer e sentir-se danificado. Pode ser mais sujeito a quebras em comparação com cabelos de baixa e média porosidade, dificultando a retenção do comprimento.

Se você ainda não tem certeza de como seu cabelo é poroso, um cabeleireiro profissional será capaz de determinar seus fios com precisão.

Como cuidar do cabelo de baixa porosidade

Cuidar de cabelos de baixa porosidade é enganosamente enganador. Na maioria das vezes, seu cabelo pode parecer e ser forte, mas você terá que estocar em seu armário de banheiro os produtos certos para garantir que seus fios realmente colham todos os benefícios.

“Cabelo com baixa porosidade tem a cutícula compactada, dificultando a penetração dos produtos nos fios e deles retirando os nutrientes. Mas, uma vez que o produto está na mecha de cabelo, é menos provável que resseque ”, diz Morton.

Ela diz que cabelos de baixa porosidade geralmente funcionam bem com produtos sem proteína formulados com umectantes, que ajudam a atrair a umidade. Além disso, como esse tipo de cabelo é mais sujeito ao acúmulo de produtos, o ideal é usar produtos leves e à base de líquidos.

A dupla Shu Uemura Art Of Hair Shusu Sleek Anti-Frizz Shampoo e Condicionador é uma boa escolha. É livre de silicones e parabenos e possui uma alta concentração de antioxidantes e ômegas 3, 6 e 9. Se você sentir que seus fios precisam de um pouco de TLC extra, Morton recomenda o sistema Biolage Advanced Fiberstrong Shampoo e Deep Treatment Máscara capilar, que é formulado com Intra Cylane mais bambu e ceramida para fortalecer cabelos danificados e frágeis.

Para um produto de modelagem que fará com que seu cabelo pareça tão macio quanto parece sem pesar, Morton recomenda o Biolage Smoothing Shine Milk.

Como cuidar de cabelos de porosidade média

Se você tem cabelo de porosidade média, você está com sorte! Este tende a ser o nível de porosidade mais fácil de gerenciar.

“Você não precisa trabalhar muito para proteger o cabelo de porosidade média, mas fazer boas escolhas ao longo da semana ajudará a manter seu cabelo com aparência saudável”, diz Morton.

Também é uma boa prática evitar estressores moderados – como estilização de calor e exposição aos raios ultravioleta – que podem levá-lo a uma zona de alta porosidade. Também ajuda a dar ao seu cabelo um belo tratamento de fortalecimento de vez em quando.

Frazier recomenda fortemente o sistema Redken Acidic Bonding Concentrate de três etapas e a dupla Redken Extreme Length Shampoo e Condicionador.

“Essas famílias de cuidados com o cabelo têm pH balanceado para que seu cabelo volte ao intervalo de 4,5 a 5,5”, diz Frazier. “[Eles também] adicionam benefícios da biotina para força e crescimento ou, no caso do Acidic Bonding, um pouco de tudo para um [sistema] de cuidado com o cabelo bem arredondado.

Como cuidar de cabelos com alta porosidade

Embora a alta porosidade possa parecer danificada, tenha certeza de que nem toda esperança está perdida. A chave para cuidar da alta porosidade do cabelo é encontrar o equilíbrio perfeito de umidade. (E facilitando o processamento químico e a modelagem térmica, é claro!)

“Muita umidade em cabelos de alta porosidade pode causar inchaço e quebra do cabelo. No entanto, o uso de produtos com anti-umectantes ajuda a selar a cutícula e evita que ela absorva muita umidade ”, explica Morton.

Se você tiver cabelos altamente porosos, troque o shampoo e condicionador Biolage Exquisite Oil Micro-Oil. Leve, mas profundamente nutritivo, este duo com micro infusão de óleo restaura a vibração, adiciona brilho e aumenta a capacidade de gerenciamento com ingredientes como moringa, macadâmia e óleos de casca de laranja.

Frazier acrescenta: “Você nunca pode dar errado com qualquer família extremo cuidado de cabelo, um tratamento em chuveiro, ou um equilíbrio de produtos leave-in .”

Ela recomenda especificamente o spray de tratamento capilar One United Multi-Benefit da Redken, o tratamento capilar extremo anti-snap com pontas duplas e o condicionador de ácido acídico Perfecting Concentrate.

Agora você está equipado com todo o conhecimento de que precisa para cuidar adequadamente de seu cabelo – independentemente da porosidade com a qual está trabalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<!-- -->