Cortes Cuidados

Corte Químico: 5 dicas para recuperar a saúde dos seus fios!

Publicidade:

Dependendo do procedimento capilar, sua execução, qualidade dos produtos utilizados e a saúde do cabelo, logo em seguida, pode haver o fenômeno conhecido como corte químico.

Episódio que causa pesadelos em muitas mulheres, que sofrem só de pensar em ter as suas madeixas danificadas. Pois, em algumas ocasiões específicas, esse fenômeno é capaz de causar uma queda severa dos fios.

Diante disso, se você fez alguma química e notou que o seu cabelo está quebradiço e bem danificado, confira 5 dicas para vencer o corte químico e recuperar totalmente a saúde das suas madeixas!    

O que é corte químico?

A expressão corte químico é um termo usado para descrever danos severos causados no cabelo por produtos químicos. Por exemplo, relaxantes, alisadores, tinturas e descolorantes.

Visto que esses produtos químicos podem enfraquecer a estrutura do cabelo, levando à quebra, ressecamento extremo e em casos graves, queda severa dos fios.

De modo geral, esse fenômeno tão temido na vida das mulheres acontece quando são utilizados produtos de baixa qualidade. Além disso, também existem casos de corte químico devido à aplicação incorreta ou quando o produto é deixado no cabelo por muito tempo.

Sabemos que essa condição pode ser bem difícil de tratar e geralmente requer cuidados intensivos. Mas, a boa notícia é que dá sim para recuperar a saúde e integridade dos fios!

Como saber se o cabelo sofreu corte químico?

As químicas no geral, principalmente a descoloração, tende a deixar os fios mais ressecados após a sua aplicação. Por esse motivo, o indicado é fazer uma reconstrução capilar logo em seguida.

Sendo que, por ser comum uma mudança na textura das madeixas pós-química, muitas mulheres demoram para reconhecer o corte químico e tratá-lo. Nesse sentido, se você está em dúvida sobre estar passando por esse fenômeno ou não, a primeira dica é observar os sinais, que incluem:

  • Quebra excessiva do cabelo;
  • Textura irregular;
  • Pontas duplas;
  • Perda de elasticidade;
  • Ressecamento e opacidade;
  • Coceira no couro cabeludo;
  • Mudança na textura do cabelo – sair de cacheado para alisado, e vise versa.

O que devo fazer após ter um corte químico?

Após sofrer um corte químico, o importante é não se desesperar! Claro que mudanças drásticas no cabelo mexem com a autoestima da mulher. Porém, é importante manter a calma nessas horas e saber que tudo vai ficar bem!

Publicidade:

Para te ajudar a recuperar a saúde dos seus fios, selecionamos 5 dicas eficazes e práticas. Confira!

1. Evite mais químicas

A primeira coisa que você deve fazer – caso não queira ficar careca – é abolir mais químicas da sua rotina capilar, enquanto o seu cabelo se recupera totalmente. Afinal de contas, a química só irá agravar o quadro.

2. Siga um cronograma capilar

Comece já a seguir religiosamente um cronograma capilar completo, com reconstrução, nutrição, hidratação, acidificação e umectação. Dessa forma, o seu cabelo irá crescer mais saudável.

Além disso, o cronograma capilar, apesar de não devolver a saúde dos fios danificados por química, consegue mascarar seus sintomas como o ressecamento excessivo.   

3. Evite fontes de calor

As fontes de calor como chapinha e secador, apesar de parecerem inofensivas, a longo prazo, podem danificar as madeixas, deixando-as mais ralas e quebradiças, semelhante a um corte químico.

Portanto, se você já está passando por esse fenômeno, evite usar fontes de calor nos seus fios. Mas, caso não consiga viver sem uma escova, procure investir em um bom protetor térmico.  

4. Corte as pontas danificadas

Para corte químico, não existe outra solução além do corte de cabelo! Isso porque, os fios que foram danificados e apresentam pontas duplas, ressecamento e alta elasticidade não irão se renovar apenas com tratamentos. Será necessário ir cortando aos poucos e deixar o cabelo saudável crescer.

5. Priorize produtos de qualidade

As receitinhas caseiras com cremes mais em conta oferecem ótimos resultados para cabelos que já estão bem cuidados. Porém, quando se trata de corte químico, você deve priorizar produtos de alta qualidade.

Uma vez que os produtos mais potentes oferecem um melhor resultado a curto prazo, sendo exatamente disso que o seu cabelo precisa!

Diante do exposto, vimos que o corte químico é um fenômeno comum, principalmente entre as adeptas de alisamentos e descolorações. Contudo, ele não é permanente! Ou seja, com alguns cuidados básicos, você consegue recuperar a saúde das suas madeixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *