Publicidade:
Quando o assunto é o cuidado com os fios, logo pensamos em diversos produtos de cabelo, como máscaras de hidratação, leave in e acidificantes. Contudo, para manter as madeixas saudáveis, também é importante saber escolher a escova de cabelo.
Pois, segundo os especialistas, existe a escova ideal para cada tipo de fio, promovendo uma ação menos danosa, na hora de pentear o cabelo.
Nesse contexto, se você deseja ter cabelos saudáveis e sem frizz, conheça quais são as escovas de cabelo indicadas para cada textura capilar. Acompanhe!
O que é a escova de cabelo?
A escova de cabelo é um instrumento utilizado para desembaraçar os fios. Além disso, ela também ajuda na hora de alinhar, modelar e cuidar das madeixas.
Geralmente, as escovas são compostas por um cabo de plástico, madeira ou outros materiais, conectados a uma base com cerdas. Inclusive, essas cerdas podem ser feitas de nylon, plástico, metal ou materiais naturais.
No dia a dia de cuidados capilares, além de desembaraçar, a escova de cabelo ajuda a distribuir os óleos naturais do couro cabeludo, ao longo dos fios. Dessa forma, ela contribui para a hidratação e brilho do cabelo.
Também é importante mencionar que existem diferentes tipos de escovas. Pois, cada uma delas é indicada para um propósito específico, como escovas de modelar, de alisar ou para uso em cabelos cacheados, lisos ou crespos.
Qual é o melhor tipo de escova de cabelo?
Não há somente um tipo de escova de cabelo ideal, que cubra todas as necessidades das madeixas. Afinal de contas, no mercado, encontramos inúmeros modelos, que têm propósitos diferentes, correspondentes a cada necessidade.
Diante disso, é complicado afirmar qual é o melhor tipo de escova. Uma vez que a melhor escova para você, pode não ser a ideal para outras mulheres.
Então, como resolver essa questão? Para que você encontre a escova de cabelo perfeita para os seus fios, a resposta é bem simples, basta conhecer os tipos de escova existentes, indicadas para cada textura capilar. São elas:
Liso natural
Por se tratar de uma textura de cabelo um pouco mais fácil de lidar, a escova raquete é perfeita para o liso natural. Isso porque, ela é ótima para desembaraçar os fios, por ter cerdas largas e flexíveis, aliando-os sem puxar ou quebrar.
Para os cabelos com muito frizz, é possível alinhar o uso da escova raquete com a escova de cerdas naturais. Visto que elas ajudam a distribuir os óleos naturais do couro cabeludo, por todo o comprimento do cabelo.
Publicidade:
Fora essas opções, os cabelos lisos naturais também lidam muito bem com a escova almofadada e a escova térmica, usadas para modelar os fios.
Cabelo cacheado
Já para cabelos cacheados, as escovas mais indicadas são aquelas que ajudam a desembaraçar, sem quebrar os fios ou desfazer os cachos. Por exemplo, a escova tipo “Denman”, com cerdas firmes e espaçadas, que ajudam a definir os cachos enquanto penteia.
Nesse caso, também são indicadas as escovas de cerdas largas ou raquetes com cerdas espaçadas, para desembaraçar cabelos molhados ou com creme. Assim, você evita o frizz.
Além disso, o pente de dentes largos é uma excelente opção para desembaraçar suavemente, preservando a estrutura dos cachos e evitando a quebra.
Cabelo crespo
Caso o seu cabelo seja crespo, a escova mais indicada é aquela que ajuda a desembaraçar, sem agredir a estrutura dos fios. Pois, os fios crespos tendem a ser mais frágeis e necessitam de cuidados maiores.
Sendo assim, recorra às escovas com cerdas largas e flexíveis, como as do tipo raquete. Principalmente, quando as madeixas estiverem molhadas e com creme, visando minimizar a quebra e o frizz.
Ademais, o pente garfo também é muito utilizado, pois ajuda a soltar e dar volume ao cabelo, sem desmanchar o formato dos cachos.
Cabelo ondulado
Para cabelos ondulados, a escova ideal é aquela que desembaraça suavemente, sem desmanchar as ondas naturais. Ou seja, todas as escovas de cerdas largas e flexíveis, como a escova raquete e a de certas naturais.
Assim, as onduladas conseguem desembaraçar, alinhar e distribuir os óleos do couro cabeludo, dando brilho e mantendo o movimento natural das ondas. Sendo o pente de dentes largos também é uma boa opção nesse caso.
Cabelo alisado
Por último, temos os cabelos alisados, que também requer muitos cuidados específicos. Sendo assim, para manter seus fios alisados, saudáveis e sem frizz, aposte nas escovas cilíndricas de cerdas naturais, com dentes próximos.
Outra boa opção é a escova térmica de cerâmica, que, quando usada com secador, ajuda a manter o efeito liso por mais tempo, além de proporcionar brilho.
Inclusive, a escova raquete com cerdas flexíveis também é excelente para desembaraçar, sem quebrar ou danificar os fios quimicamente tratados.