Publicidade:
Após a chegada do calor, muitas pessoas não sabem o que fazer com o seu cabelo no verão. Pois, nesse período do ano, as madeixas parecem mais difíceis de controlar, necessitando de um cuidado maior para manter os fios saudáveis.
Quando a temperatura sobe, é natural perceber um excesso de oleosidade no couro cabeludo, além do ressecamento dos fios e o temido frizz. Sendo que esses são apenas alguns dos desafios capilares, que surgem ao longo do verão.
Mas, por que o calor afeta tanto a saúde e a aparência dos cabelos? Neste texto, iremos explicar os efeitos das altas temperaturas e da umidade no couro cabeludo, bem como dar dicas de como cuidar dos fios no verão. Confira!
Por que o cabelo parece ficar pior no calor?
Não é apenas impressão sua! O calor realmente afeta o cabelo de várias formas, fazendo com que as madeixas fiquem mais difíceis de controlar.
Inclusive, a principal razão para o cabelo parecer pior durante o verão, é a perda de hidratação dos fios. Isso porque, com o aumento da temperatura, o cabelo perde mais água, ficando ressecado e propenso ao frizz.
Além disso, a exposição ao sol, vento, água salgada do mar e cloro das piscinas, contribui para o ressecamento das madeixas. Dessa forma, para vencer esse ressecamento, o couro cabeludo aumenta a produção de oleosidade.
Entretanto, os efeitos desse excesso de oleosidade vão totalmente contrário ao esperado, que seria tratar o ressecamento dos fios. Uma vez que devido a essa alta oleosidade capilar, é necessário lavar o cabelo mais vezes, piorando o quadro.
Fora isso, nos dias quentes e úmidos, os fios absorvem a umidade do ar, fazendo com que a sua cutícula se abra. Sim, essa é a explicação do tão temido frizz, presente especialmente em cabelos cacheados e ondulados.
Quais são os cuidados para se ter com o cabelo no verão?
Durante a época de calor, o couro cabeludo transpira mais, deixando os fios sujos mais rapidamente. Porém, o suor é somente mais um dos problemas enfrentados pelas madeixas, durante o verão.
Nesse sentido, para minimizar os efeitos do calor no seu cabelo, veja abaixo quais cuidados capilares são necessários nessa época do ano:
1. Invista nos produtos certos
Como mencionado, o calor aumenta a perda de água dos fios, deixando-os ressecados. Por esse motivo, vale muito a pena investir em produtos que ajudam a selar a cutícula, como finalizadores anti-frizz e óleos nutritivos.
Publicidade:
Ademais, também é indicado manter uma boa rotina de hidratação, para que o seu cabelo consiga passar pelo verão, sem perder a sua maciez e brilho.
2. Evite lavar o cabelo excessivamente
Sim, você pode lavar o seu cabelo todos os dias durante o verão, caso ache necessário. Contudo, é importante se atentar para alguns detalhes, visando manter seus fios saudáveis.
Por exemplo, evitar o uso de água muito quente e shampoos agressivos, que podem ressecar ainda mais os fios. Sendo assim, opte por shampoos e condicionadores suaves, visto que irá utilizá-los mais vezes do que o normal.
Mas, se você acha que lavar o cabelo todos os dias deixa ele pior, existe outra opção! Sabemos que o sal do mar e o cloro das piscinas podem ressecar e danificar o cabelo. Nesse sentido, basta enxaguar as madeixas com água doce, logo após o contato com esses elementos.
3. Faça um corte que te valoriza
Se a estética do seu cabelo é o que mais te incomoda ao longo do verão, um corte pode te ajudar a deixar as madeixas mais bonitas e alinhadas. Isso porque, o corte remove as pontas secas e duplas, difíceis de lidar no calor.
Dessa forma, você evita o aspecto de cabelo seco e mal cuidado. Pois, o corte impede que as pontinhas espigadas fiquem ainda mais ouriçadas em altas temperaturas, ganhando bastante destaque.
4. Evite fontes de calor
Para provar todo o seu amor por suas madeixas, fiquem longe das fontes de calor como secadores, chapinhas e modeladores no verão. Afinal de contas, com o aumento das temperaturas e a exposição ao sol, o cabelo fica mais ressecado e vulnerável, devido a maior perda de água nos fios.
Inclusive, essas ferramentas térmicas retiram ainda mais a umidade dos fios, contribuindo para o aparecimento de pontas duplas, frizz e textura áspera.
Além disso, o calor excessivo pode danificar a estrutura do cabelo, tornando-o mais frágil e suscetível a quebras. Portanto, procure deixar o seu cabelo secar naturalmente, sempre que possível.
5. Cuide da alimentação
Por último, não se esqueça de cuidar da sua alimentação, consumindo alimentos ricos em nutrientes, que ajudam no desenvolvimento do cabelo. Como, por exemplo, abacate, frutas vermelhas, salmão e peixes oleosos.
Lembre-se também de consumir bastante água. Visto que além de cuidar do seu cabelo no verão, também é importante manter o seu organismo hidratado.