Cuidados

Um profissional explica como limpar escovas e pentes de cabelo – o caminho certo

O estilista de celebridades Sam Villa explica tudo o que você está se perguntando sobre como limpar escovas e pentes de cabelo.

Nossas listas de tarefas parecem aumentar a cada dia à medida que assumimos novas tarefas que ajudam nossas rotinas diárias a funcionar da maneira mais robusta possível. Girar seus pneus? Verificar. Finalmente agendar aquele preenchimento da cavidade? Feito. Limpe sua escova de cabelo ? Espere o que?

Ouça, se você ainda não está limpando suas escovas e pentes de cabelo, você está fazendo um desserviço aos fios que você trabalhou tanto para manter saudável com cortes e tratamentos de condicionamento profundo . “Limpeza de ferramentas de cabelo não é uma opção, mas uma verdadeira necessidade para cabelos com aparência e sensação saudáveis”, diz Sam Villa , embaixador artístico global da Redken e criador de Sam Villa Styling Tools . O estilista nos explicou por que é um aspecto tão crucial do cuidado do cabelo, além de dicas sobre como limpar escovas de cabelo em casa como um profissional.

Por que devo limpar minha escova de cabelo?

Uma escova de cabelo limpa faz toda a diferença na aparência e na sensação da sua juba. Você não colocaria roupas de treino suadas de volta após o banho, então por que você iria querer “reinfectar” os fios com resíduos que sua escova de cabelo já removeu? No entanto, é exatamente isso que a ferramenta de modelagem não lavada faz com cada passagem sobre seus fios.

“Escovas e pentes de cabelo podem ser um terreno fértil para poeira, bactérias e acúmulo de produtos. [Portanto], uma escova não lavada pode recontaminar o couro cabeludo e o cabelo”, diz Villa.

Essa reciclagem de resíduos espalha óleos, leveduras e bactérias por todo o couro cabeludo, deixando o cabelo opaco e desencadeando condições como caspa , dermatite seborreica e foliculite (inflamação que pode levar à perda de cabelo ). Cerdas e alfinetes entupidos podem eventualmente se soltar, impedindo que a escova deslize corretamente pelo cabelo e causando quebra mecânica e queda – se você nos perguntar, isso parece ser um problema evitável!

Em que você mergulha as escovas de cabelo para limpá-las?

Algumas pessoas juram molhar seus pincéis, mas Villa realmente recomenda contra isso.

“Não é necessário mergulhar o pincel na água, principalmente porque a água pode afetar os pincéis com cabo de madeira”, explica. Como a madeira é um material poroso, qualquer umidade persistente pode tornar o pincel um terreno fértil para bactérias. Além disso, a superexposição à água pode amolecer a madeira a ponto de começar a rachar – e de que adianta uma escova de cabelo limpa se estiver danificada além do reparo?

Além disso, se a sua escova tiver acolchoamento, a água também pode ficar presa no interior e permitir o crescimento de mofo e bolor. Escusado será dizer que é a última coisa que queremos em nosso cabelo.

Como você remove o acúmulo de escovas de cabelo?

“Em vez de esperar que todo o cabelo se acumule, crie o hábito de arrancar os fios soltos toda vez que o cabelo for escovado”, diz Villa.

A remoção diária tornará o processo de limpeza profunda muito mais fácil quando chegar a hora. Aqui está o conselho de Villa sobre como limpar uma escova de cabelo em quatro etapas fáceis.

Remova o excesso de pelos.

Primeiro, remova o excesso de pelos que a escova segura com um pente de rabo ou um limpador de escova Sam Villa .

“As cerdas sintéticas e de javali podem capturar muito acúmulo de pelos”, diz Villa. “Se isso acontecer, corte o acúmulo de cabelo para soltar os fios de cabelo, apare o cabelo emaranhado das laterais e tome cuidado para não cortar as cerdas. Se as cerdas estiverem alinhadas, corte o interior, sendo [cauteloso] com as cerdas.”

Dica profissional: Lembre-se de desembaraçar o cabelo antes de usar uma escova de cerdas de javali para garantir que os fios de cabelo soltos não fiquem presos entre as cerdas.

Esfregue, enxágue, repita.

Em seguida, adicione uma pequena quantidade de Redken Hair Cleansing Cream Clarifying Shampoo em uma escova de dentes limpa embebida em água. Esfregue suavemente a mistura em todas as cerdas e na base da escova até ver os detritos se soltando visivelmente. Enxágue a escova de cabelo com água e, em seguida, use a escova de dentes limpa para esfregar a escova novamente até não restar mais shampoo.

Dica profissional: Villa adora adicionar uma pequena gota de Redken Oil for All Multi-Benefit Hair Oil Oil Protectant Spray nas escovas de cerdas de javali depois de dar o enxágue final. A fórmula dá ao pincel mais deslizamento, o que pode ser especialmente útil para cabelos texturizados .

Deixe secar.
Seque a escova com uma toalha ou coloque a escova de cabelo limpa em um pano e deixe a ferramenta secar ao ar.

“Apoie o pincel em um ângulo, para que a água não penetre na base do pincel ou no cabo”, aconselha Villa. “Suas escovas durarão mais.”

Como você limpa um pente?

Agora que você sabe como limpar uma escova de cabelo, você pode se perguntar se a mesma técnica se aplica aos pentes. Villa diz que varia um pouco, mas a maior diferença é que os pentes podem se beneficiar de uma boa imersão. Leia sobre sua abordagem em três frentes abaixo.

Absorver.

Encha uma tigela ou pia com água morna (evite água fervente, que pode alterar os dentes e a forma do pente) e o mesmo shampoo clareador Redken acima. Mergulhe o pente na água e deixe-o de molho por pelo menos meia hora para ajudar a soltar o acúmulo de óleo e resíduos.

Esfregue suavemente.

Use uma escova de dentes limpa para esfregar qualquer resíduo gorduroso grudado na base dos dentes do pente. Se você precisar de uma ação de limpeza extra, adicione mais xampu nas cerdas da escova de dentes enquanto você o lustra no pente.

Desinfetar.

Depois de limpar o pente, Villa sugere deixá-lo de molho em um clarificador como álcool ou peróxido de hidrogênio. Enquanto a limpeza de um pente com xampu e água remove fisicamente os germes de sua superfície, essas soluções desinfetantes realmente matam quaisquer patógenos que permaneçam.

Com que frequência devo limpar minhas escovas e pentes?

Agora que você sabe como limpar escovas de cabelo, provavelmente está se perguntando com que frequência deve fazê-lo. É todo dia? Semanalmente? Por mês? A resposta curta é que a frequência do seu regime de limpeza da escova depende da sua rotina de estilo.

“Com que frequência [você limpa seus pincéis] depende do tipo de produto que você usa, mas sugiro prestar mais atenção na frequência com que você os usa”, diz Villa. “Se você usa cremes, géis ou sprays regularmente, uma boa regra é limpar seus pincéis uma vez por semana. Lembre-se, como muitos outros itens de higiene, os cuidados em casa requerem uma manutenção cuidadosa e constante pelo menos uma vez por semana.”

Se você ainda está em dúvida sobre se deseja adicionar a limpeza de suas escovas de cabelo ao topo da sua lista de tarefas, deixaremos algumas palavras de despedida do nosso profissional de salão: “Limpeza de escovas e ferramentas regularmente base é uma obrigação. É um acéfalo!”

Nós descansamos nosso caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<!-- -->