Publicidade:
As receitinhas caseiras são a resposta para uma incansável busca por cabelos hidratados, macios e com menos frizz, gastando pouco. Contudo, elas realmente funcionam?
Hoje vamos falar sobre a hidratação com maizena, que promete desmaiar o cabelo, deixando as madeixas mais alinhadas. Afinal de contas, ela é uma das receitas caseiras mais populares.
Aqui, vamos explorar os benefícios dessa técnica, como ela age nos fios e se realmente pode substituir os tratamentos convencionais. Descubra tudo sobre a hidratação com maizena!
Por que a maizena é usada em receitas caseiras?
O amido de milho, conhecido por sua marca Maizena, é usado na hidratação capilar porque ajuda a reduzir o frizz, dar brilho e deixar os fios mais macios.
Embora a maizena não tenha propriedades hidratantes profundas, ela age como um selante, ajudando a reter a umidade nos cabelos. Além disso, sua textura leve facilita a aplicação e promove um efeito de alinhamento nos fios.
Dessa forma, as madeixas ficam mais comportadas, dando uma sensação de alisamento dos fios, devido à maciez e baixo volume.
De modo geral, muitas receitas combinam o amido de milho com outros ingredientes, como óleos vegetais, mel e cremes de hidratação, para potencializar os resultados.
Quais os benefícios da hidratação com maizena?
Já sabemos que o amido de milho realmente tem poderes hidratantes. Mas, quais são os seus outros benefícios para o cabelo? Prossiga com a leitura e descubra todas as vantagens dessa receitinha caseira!
- Reduz o frizz;
- Aumenta a maciez e brilho;
- Efeito desmaia cabelo;
- Evita o ressecamento;
- Pode ser usada em todos os tipos de cabelo.
Salientando que a maizena deve ser misturada com outros compostos, como máscaras de hidratação, óleos naturais ou mel. Visto que ela apenas potencializa o tratamento.
A hidratação com maizena alisa o cabelo?
A hidratação com maizena não possui ação alisante química. Ou seja, ela não altera a estrutura do fio de forma permanente. As mulheres têm a impressão que o amido de milho alisa o cabelo, porque ele causa um efeito selante temporário.
Isso ocorre porque a maizena cria uma película suave sobre os fios, proporcionando um aspecto mais alinhado e brilhante. Principalmente, em cabelos que já são naturalmente lisos ou levemente ondulados.
Já para quem tem cabelos cacheados ou crespos, a maizena pode ajudar a definir os cachos e reduzir o volume. No entanto, não irá alisar os fios, uma vez que o efeito “desmaiado” vem da maciez e da maleabilidade que a hidratação proporciona.
Nesse contexto, se o seu objetivo for um alisamento definitivo, é necessário recorrer a procedimentos químicos específicos, como botox, selagem e progressivas.
Como fazer uma boa hidratação usando maizena?
Abaixo, ensinamos como usar a hidratação de maizena visando potencializar a saúde dos seus cabelos. Neste tópico, você confere algumas receitas caseiras rápidas e práticas, para usar o amido de milho no seu cronograma capilar. Confira!
Publicidade:
Maizena com mel
O amido de milho com mel é uma mistura que potencializa bastante a hidratação. Pois, o mel é um excelente umectante natural, ajudando a reter a umidade nos fios, perfeito para cabelos ressecados e sem brilho.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- 100ml de água ou leite;
- 1 colher de sopa de mel;
- 2 colheres de sopa de máscara de hidratação de sua preferência.
Modo de preparo
- Em uma panela, misture o amido de milho com a água ou o leite, leve ao fogo baixo, mexendo até formar um creme consistente;
- Retire do fogo e espere esfriar um pouco;
- Acrescente o mel e a máscara de hidratação, misturando bem até obter uma textura homogênea.
Aplicação
- Aplique a mistura nos cabelos lavados e úmidos, mecha por mecha, evitando a raiz;
- Deixe agir de 20 a 30 minutos, depois enxágue bem com água morna;
- Finalize como de costume, deixando secar naturalmente ou usando secador.
Maizena com soro fisiológico e óleo vegetal
Já a maizena e o soro fisiológico são uma ótima opção para quem deseja cabelos mais macios, hidratados e sem frizz. Afinal, o soro fisiológico é rico em sais minerais, ajudando a equilibrar o pH do cabelo.
Assim, você tem uma hidratação mais profunda e um maior controle do ressecamento. Veja abaixo o passo a passo dessa receitinha:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- 100ml de água;
- 2 colheres de sopa de máscara de hidratação;
- 1 colher de sopa de soro fisiológico;
- 1 colher de chá de óleo vegetal – opcional, para cabelos muito ressecados.
Modo de preparo
- Dissolva a maizena na água e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar e formar um creme;
- Retire do fogo e espere esfriar;
- Misture a máscara de hidratação, o soro fisiológico e, se desejar, o óleo vegetal. Mexa bem até obter um creme homogêneo.
Aplicação
- Passe a mistura nos cabelos lavados e úmidos, enluvando mecha por mecha, evitando o contato com a raiz;
- Deixe agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, enxágue completamente com água morna;
- Finalize o seu cabelo como de costume.
Como visto, a hidratação com maisena te ajuda a repor a umidade dos fios, combatendo o ressecamento e o frizz. Além disso, ela deixa o cabelo com um toque mais sedoso e alinhado. Portanto, vale a pena investir!