Publicidade:
O carnaval está chegando com tudo, e se você é uma pessoa que ama aproveitar a folia, não saia de casa sem ler esse texto! Afinal de contas, para não se arrepender depois, é necessário conhecer os principais cuidados com o cabelo no carnaval.
Dessa forma, você se diverte e, ao mesmo tempo, mantém a saúde das suas madeixas. Portanto, prossiga com a leitura e confira 5 dicas brilhantes para ter um cabelo bonito e saudável pré e pós-folia.
Por que cuidar do cabelo no carnaval?
Durante o carnaval, o seu cabelo é exposto ao sol, suor, água do mar e produtos químicos de fantasias e maquiagem. Além disso, atividades como dançar e pular podem gerar atrito nas madeiras, danificando os fios.
Diante disso, é importante que você tenha um cuidado especial com as suas madeixas nesse período do ano. Assim, você garante que o seu cabelo fique saudável e bonito na festa e após a folia.
Portanto, proteja o seu cabelo com produtos específicos, como protetores térmicos e sprays anti-umidade, caso deseje curtir a festa durante o dia. Pois, essa simples atitude pode te ajudar a evitar danos causados pelo calor e pela umidade.
Além disso, escolha os penteados certos, que mantenha os fios no lugar e minimize o atrito com sua roupa e o suor. Com os cuidados adequados, é possível aproveitar o carnaval com estilo, sem abrir mão da saúde das madeixas!
Quais cuidados com o cabelo no carnaval devo ter?
Durante essa época de festas, os cabelos são expostos a condições que podem danificá-los, como ressecamento, quebra e desidratação. Por isso, é importante investir em cuidados que mantenham a hidratação, proteção e brilho dos fios.
Nas linhas a seguir, confira 5 cuidados com o cabelo no carnaval, que irão salvar suas madeixas.
1. Use protetor térmico
O uso do protetor térmico é uma das melhores maneiras de proteger o cabelo durante o carnaval. Visto que a maioria das folias acontece ao dia, principalmente no período da manhã.
Assim, você cria uma camada protetora ao redor dos fios, evitando que o calor excessivo do sol danifique a sua estrutura capilar, prevenindo o ressecamento e a quebra.
Fora isso, os protetores térmicos ajudam a manter o cabelo hidratado, sem perder o brilho natural. Sendo que, mesmo em um ambiente menos quente, durante as festas de carnaval, o protetor térmico pode ser útil ao proteger os cabelos do suor.
2. Escolha o penteado certo
Escolher o penteado certo para o Carnaval depende do seu estilo e da sua preferência de conforto. No entanto, procure focar em penteados presos, como coques, rabos de cavalo ou tranças.
Publicidade:
Uma vez que esses penteados são ideais para manter o cabelo no lugar durante a folia, evitando que os fios entrem em contato com o suor, ou sofra atrito com os movimentos intensos.
Mas essa não é uma regra, se você gosta de um look mais solto, pode optar por cabelos ondulados ou cachos bem definidos. Nesse caso, precisa apenas aplicar produtos de fixação, para garantir que o visual dure o dia inteiro.
3. Evite produtos químicos de fantasias e maquiagens
Tintas de pintura corporal, assim como algumas maquiagens mais elaboradas, podem conter produtos químicos capazes de danificar os fios. Portanto, evite que as suas madeixas entrem em contato com esses elementos.
Caso você opte por um penteado solto, espere que a tinta corporal seque completamente, antes de soltar as madeixas. Além disso, se notar que o suor está amolecendo a tinta ou a maquiagem, prenda o cabelo.
Outra alternativa é usar produtos de qualidade para proteger os fios de agressores externos, como seladores de cutícula e protetores térmicos.
4. Siga com o cronograma capilar
Nada de pular o cronograma capilar durante o carnaval! Pois, ele é indispensável para garantir que os fios fiquem hidratados, fortes e protegidos contra os danos causados pelo sol, suor, sprays e tintas temporárias.
Sendo assim, durante o período de folia, priorize a hidratação para repor a água dos fios, a nutrição para evitar o ressecamento e a reconstrução para fortalecer a fibra capilar após os dias de festa.
Lembre-se também de apostar em máscaras capilares leves e leave-ins, com proteção térmica e UV. Além de usar óleos nutritivos, visando manter o brilho e a saúde do cabelo.
5. Evite usar acessórios
Embora o uso de acessórios, como chapéus e bonés, pareçam uma boa ideia, seu uso prolongado, principalmente em dias muito quentes, podem abafar o couro cabeludo.
Assim, eles aumentam a produção de suor e oleosidade, o que pode levar ao enfraquecimento dos fios e até mesmo desenvolver caspa. Nesse contexto, evite o uso desses acessórios, a fim de manter a saúde do seu cabelo.
Até porque, além de abafar o couro cabeludo, chapéus e bonés promovem o atrito constante com o fio, causando quebras e marcas indesejadas no penteado.
Em suma, curtir a folia pode ser muito satisfatório, desde que você mantenha os cuidados com o cabelo no carnaval, para evitar surpresas desagradáveis posteriormente.