Tintura

Como tirar o preto azulado dos fios? 5 dicas práticas!

Preto azulado

Publicidade:

Se você já tingiu os cabelos de preto azulado, sabe muito bem como essa coloração escura gruda nos fios. Sendo assim, removê-la das madeixas pode ser um grande desafio.

Contudo, apesar de um pouco complicado, é totalmente possível mudar de visual, sem sofrer muito. Para isso, basta conhecer a técnica certa para o seu tipo de cabelo.

Diante disso, conheça 5 dicas de como clarear o seu cabelo preto tingido de forma prática, aplicando desde técnicas mais instantâneas até as mais demoradas.

Por que a coloração preto azulado é tão difícil de tirar do cabelo?

O tom preto azulado, conhecido por seu brilho marcante e profundidade, é uma das colorações mais difíceis de retirar dos fios. Isso porque, a sua pigmentação é mais densa e duradoura do que a pigmentação de tons mais claros.

Sendo assim, esses pigmentos mais densos penetram profundamente na estrutura dos fios, que se fixa fortemente à cutícula capilar.

Isso faz com que os métodos tradicionais de remoção de tinta, como lavagens comuns ou desbotamento natural, sejam pouco eficazes.

Quanto tempo demora para o preto azul sair naturalmente dos fios?

Além de ser uma coloração de alta fixação, os reflexos azulados da tinta adicionam uma complexidade extra na hora da sua remoção. Visto que os pigmentos frios tendem a se agarrar mais ao fio.

Portanto, temos uma má notícia para te dar! Caso você tenha pintado o seu cabelo de preto azulado, a tintura não vai desbotar ao ponto de sair completamente, de forma natural.

Diante disso, caso deseje mudar o visual, é necessário usar algumas técnicas específicas de remoção de coloração. Confira as principais no próximo tópico!

Como tirar o preto azulado das madeixas?

Sim, o preto azulado não vai sair naturalmente do seu cabelo. Mas, não se preocupe! Com as técnicas certas e um pouco de paciência, é possível suavizar ou remover essa tonalidade.

Abaixo, confira 5 dicas práticas para sair do preto e manter a saúde dos seus fios:

1. Decapagem

Começando pelo método mais radical, a decapagem é uma opção para quem busca um resultado imediato. Nela, é realizado um processo químico, para remover ou clarear pigmentos artificiais escuros do cabelo, de forma rápida e prática. 

Publicidade:

Salientando que para recorrer à decapagem, os seus fios devem estar o mais saudável possível. Pois, ela funciona através de produtos à base de agentes descolorantes, bastante agressivos.

2. Clareamento natural

Já para as mulheres um pouco mais pacientes, é possível tirar o preto azulado do cabelo com receitinhas caseiras. Entretanto, esse método tende a ser bem mais demorado, podendo levar até mesmo anos, dependendo do tom desejado.

No Youtube, você encontra muitas receitas caseiras, com produtos naturais, para clarear o cabelo gradativamente. Sendo um dos produtos mais indicados, o chá de camomila.

3. Transição de cor

Outra opção muito útil, que também demanda bastante tempo e paciência, é a transição de cor. Nesse caso, a única coisa que você deve fazer é esperar o seu cabelo ir crescendo naturalmente, enquanto corta as partes escuras.

De todas as opções da lista, essa é a mais segura, eficaz e saudável. Visto que não é necessário o uso de nenhum produto externo, sendo ele natural ou químico.

4. Mudança com tinta

À medida que o seu cabelo preto azulado for desbotando, você pode usar uma tinta em uma coloração mais clara, para ir mudando a tonalidade dos fios, aos poucos.

Essa também é uma técnica que demanda paciência, além do auxílio de um profissional. Pois existe uma grande chance da aplicação da coloração mais clara manchar as suas madeixas. 

5. Produtos específicos

Existem diversos produtos específicos que ajudam a alcançar o tom desejado, removendo a coloração antiga. Entre os mais comuns estão os pós-descolorantes, que ajudam a descolorir os pigmentos dos fios, de forma rápida.

Outro produto que também é bastante utilizado, é o removedor de coloração. Nesse caso, ele atua nos somente pigmentos artificiais, sem alterar a cor natural do cabelo. 

Não podemos esquecer de mencionar os shampoos desamareladores ou clareadores e o clareadores suaves em spray ou creme, como o sun-in.

Em resumo, a escolha da técnica ideal depende do objetivo e da condição dos fios. Sendo sempre recomendado buscar orientação profissional, para evitar danos desnecessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *