Cuidados

Com que frequência você deve lavar o cabelo, com base no tipo de cabelo

Descubra quando usar shampoo, dependendo se seu cabelo é grosso, fino, oleoso, seco ou qualquer coisa entre os dois.

“Com que freqüência devo lavar meu cabelo?” Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais comuns que os cabeleireiros recebem diariamente. Mas não necessariamente tem uma resposta direta. Assim como você usaria um shampoo diferente para diferentes tipos de cabelo (e couro cabeludo ), você também segue um conjunto diferente de regras quando se trata de limpeza.

“Lavar o cabelo não é um processo único”, diz Erinn Courtney , cabeleireira e especialista em cabelos naturais de Los Angeles. “Nosso cabelo não é feito da mesma maneira e precisa de cuidados especiais. Encontrar o que funciona melhor para você – em termos de xampu certo e frequência de lavagem – pode exigir tentativa e erro e fazer algumas pesquisas.”

Com que frequência lavar o cabelo:

Fomos direto aos profissionais para descobrir com que frequência você deveria lavar seus fios, com base no seu tipo de cabelo. Mas antes de entrarmos em detalhes, aqui está um pequeno pano de fundo sobre por que você deve lavar em primeiro lugar.

” Lavar o cabelo é importante para o crescimento do cabelo “, diz Courtney. “Alivia seu cabelo do acúmulo de produtos e dermatites que podem afetar negativamente o couro cabeludo.” Shannon King , artista em parceria com a KMS Hair , acrescenta que “não limpar o cabelo pode causar ressecamento, emaranhados e, por fim, queda de cabelo “.

Resumindo: contanto que seu cabelo e couro cabeludo sejam saudáveis, seu cabelo crescerá.

Mas se você deve lavar o cabelo diariamente realmente depende do seu tipo específico de cabelo e do shampoo que você está usando. “Lavar o cabelo todos os dias pode causar ressecamento e quebra , mas geralmente não causa queda excessiva de cabelo”, compartilha Angela Styles , cabeleireira de West Hollywood, CA.

Embora alguns tipos de cabelo devam evitar uma lavagem diária por esses motivos, aqueles com cabelos super oleosos “podem se beneficiar com a lavagem todos os dias por causa da quantidade de óleo que produz”, explica Courtney.

Encontrar o equilíbrio certo pode ser complicado. Geralmente, se seu cabelo não estiver oleoso ou seco, você deve limpá-lo a cada dois ou três dias , recomenda King. Mas se você lavar o cabelo com muita frequência para o seu tipo de cabelo, “pode ​​secar muito o cabelo, dependendo dos ingredientes do xampu”, diz King.

Ao passo que, se você esperar muito tempo entre os shampoos, “você pode acabar com um couro cabeludo muito obstruído, o que significa que o cabelo não será capaz de crescer fora do folículo da maneira e na velocidade que deveria”.

Mas não há necessidade de se preocupar com a lavagem. Aqui, as orientações do nosso cabeleireiro profissional para a melhor rotina de lavagem para o seu tipo de cabelo:

  • Cabelo oleoso : “Normalmente, você gostaria de lavar o cabelo todos os dias para evitar o acúmulo, a menos que você tenha cabelo muito comprido ou seja muito grosso ou encaracolado”, diz King.
  • Cabelo seco ou danificado : embora observe que depende do nível de dano e ressecamento, King normalmente recomenda lavar a cada cinco a sete dias , pois “pode ​​ser necessário permitir que alguns óleos naturais [do cabelo e couro cabeludo] entrem na mistura até aquele momento. ” Courtney acrescenta que “se o cabelo estiver seco e danificado, pode ser que você esteja lavando xampu com muita frequência”. Certifique-se de não usar excessivamente um xampu clareador, pois ele pode tirar os nutrientes de que o cabelo precisa para ser saudável e pode permitir que seque e se danifique.
  • Cabelo ondulado ou encaracolado : Shampoo a cada quatro a cinco dias , sugere King. “Vai depender da densidade do cabelo, mas essa é uma boa estimativa para esse tipo de cabelo.” Se parecer um alongamento muito longo, diminua em um ou dois dias e veja como seu cabelo e couro cabeludo reagem.
  • Cabelo crespo : Courtney e King sugerem lavar uma vez por semana para um crescimento ideal do cabelo. “Não se esqueça de passar condicionador ”, acrescenta King. “É tão importante condicionar quanto limpar.”
  • Cabelo fino ou fino : “Cabelo fino precisará ser lavado com xampu com a mesma frequência que todos os dias para fornecer a umidade necessária para florescer e crescer”, diz Courtney. A limpeza também ajuda a remover o acúmulo e a oleosidade que podem deixar os cabelos finos ou finos.
  • Cabelo grosso : “Texturas mais grossas tendem a reter a umidade, então lavar uma vez por semana é suficiente”, aconselha Courtney.

Como a estação afeta sua programação de shampoo?

As estações mudam, assim como seu regime de cabelo. O clima mais frio geralmente faz com que o couro cabeludo fique mais seco e, às vezes, produza mais caspa . “Lavar com xampu com mais frequência, diariamente ou em dias alternados no inverno, pode ser útil para aqueles que apresentam mais secura e caspa”, diz Courtney.

Durante o verão, as pessoas tendem a usar shampoo com menos frequência, especialmente aquelas com texturas mais encaracoladas ou enroladas. “Isso dá tempo para que as pessoas com couro cabeludo mais seco produzam hidratação natural e se distribuam pelos fios de cabelo antes do dia da lavagem”, explica ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *