Cuidados

Cabelo e estresse: 7 dicas para sua rotina não afetar a sua saúde capilar

Saúde capilar

Publicidade:

O estresse faz parte da vida moderna. No entanto, quando ele não recebe a devida atenção, pode afetar a saúde capilar. Nesse contexto, se você vem sofrendo com queda de cabelo e o enfraquecimento dos fios, esses podem ser sinais de que sua rotina está sobrecarregada. 

Diante disso, para evitar esses efeitos indesejados, destacamos 7 hábitos saudáveis que protejam tanto seu bem-estar quanto a vitalidade dos seus cabelos. Acompanhe e mantenha seus fios fortes e saudáveis, mesmo em meio ao estresse do dia a dia! 

Como o estresse influencia na saúde capilar?

De modo geral, o estresse pode impactar a saúde capilar ao afetar o ciclo de crescimento dos fios. Pois, situações de estresse intenso ou prolongado levam ao aumento do cortisol – hormônio que desequilibra o funcionamento dos folículos capilares. 

Com o aumento do cortisol, as madeixas apresentam queda excessiva, fios mais fracos e crescimento reduzido. Além disso, o estresse também ajuda a desencadear ou agravar condições como a alopecia areata.

Fora a queda, outro problema capilar causado pelo estresse é a oleosidade excessiva dos fios. Uma vez que o aumento do cortisol estimula as glândulas sebáceas, tornando os fios mais oleosos e propensos à caspa e dermatite.

7 dicas para a sua rotina não afetar as suas madeixas

Não é possível fugir do estresse diário, vivendo em uma sociedade moderna. Contudo, você consegue gerenciar esse estresse usando algumas estratégias práticas. Confira a seguir 7 dicas para a sua rotina não afetar a sua saúde capilar!

1. Gerencie o seu estresse

Ao gerenciar o estresse, você consegue manter a sua saúde mental, mas também o equilíbrio do corpo, incluindo a saúde capilar. Para isso, é importante adotar hábitos que reduzam a tensão do dia a dia, como praticar atividades físicas e meditar.

Também é uma boa ideia fazer respiração profunda ou simplesmente reservar momentos de lazer. Exercícios aeróbicos, por exemplo, ajudam a reduzir os níveis de cortisol, promovendo um estado de relaxamento, que reflete na saúde dos fios.

Além disso, evite sobrecargas e saiba estabelecer prioridades, como dividir tarefas e aprender a dizer “não” quando necessário.

2. Cuide da sua alimentação

Sabemos que a alimentação desempenha um papel importante na saúde capilar. Afinal de contas, são os alimentos que fornecem os nutrientes necessários para o fortalecimento e crescimento dos fios. 

Sendo assim, procurei ter uma dieta equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Visto que uma alimentação mais saudável irá te ajudar a manter os cabelos fortes, além de reduzir a queda causada pelo estresse. 

Diante disso, de prioridade para alimentos como ovos, carnes magras, peixes e leguminosas. Bem como invista em fontes de proteína, nutrientes como ferro, zinco e biotina, encontrados em vegetais de folhas verdes, oleaginosas e frutas.

Publicidade:

3. Durma bem

Você sabia que uma boa noite de sono é muito importante para a regeneração do corpo e a manutenção da saúde capilar? Durante o sono, o organismo reduz os níveis de cortisol e promove os processos de reparação celular.

Portanto, durma pelo menos de 7 a 8 horas por noite, visando equilibrar os seus hormônios e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Assim, você garante que os folículos capilares recebam os nutrientes necessários para se manterem saudáveis.

4. Evite penteados muito apertados

Os penteados muito apertados, como rabos de cavalo, coques e tranças firmes, podem causar uma tensão excessiva nos fios, levando a um problema conhecido como alopecia por tração. Ou seja, evite sempre esse tipo de penteado!

Ademais, o estresse mecânico causado por esses penteados pode comprometer a circulação sanguínea no couro cabeludo. Dessa forma, você acaba dificultando o crescimento saudável dos cabelos. 

Nesse contexto, se for necessário prender os fios, o ideal é optar por penteados mais soltos e usar elásticos revestidos para evitar quebras.

5. Hidrate e fortaleça os fios

Como sabemos, a hidratação serve para manter os fios saudáveis, prevenindo o ressecamento, a quebra e a queda. Para evitar que o estresse afete a sua saúde capilar, adote uma rotina de hidratação com máscaras ricas em nutrientes.

Por exemplo, invista em componentes como babosa, pantenol, óleos vegetais e ácido hialurônico. Visto que esses ingredientes ajudam a repor a umidade dos fios, além de fortalecer a fibra capilar. 

Fora isso, procure usar um bom condicionador após a lavagem das madeixas, a fim de selar bem as cutículas dos fios, mantendo a hidratação por mais tempo.

6. Massageie o couro cabeludo

O estresse pode contrair os vasos sanguíneos e reduzir o fluxo de nutrientes para os folículos capilares, o que leva à queda e ao enfraquecimento dos cabelos. Diante disso, a massagem ajuda a reverter esse quadro, aumentando a oxigenação do couro cabeludo.

Além disso, essa é uma técnica que auxilia na distribuição da oleosidade natural, prevenindo o ressecamento e o aspecto opaco. Essa simples prática é eficaz para estimular a circulação sanguínea na região, promovendo o crescimento capilar e fortalece os fios. 

Sendo que, além dos benefícios fisiológicos, a massagem no couro cabeludo também tem um efeito relaxante e pode ajudar a aliviar a tensão acumulada no longo do dia.

7. Consulte um especialista

Se a queda de cabelo persistir ou se tornar excessiva – mesmo colocando em prática as dicas deste texto – procure um especialista como um dermatologista ou tricologista. 

Uma vez que o estresse pode ser um fator desencadeante da queda capilar. Mas, essa reação também pode ser causada por outras condições, como deficiências nutricionais, distúrbios hormonais ou doenças do couro cabeludo.

Apenas um profissional poderá identificar a causa exata e indicar o tratamento adequado. Geralmente, o tratamento para queda capilar inclui desde mudanças na rotina até suplementação ou terapias específicas para fortalecer os fios.